Teologia Básica



 INTRODUÇÃO A TEOLOGIA DOGMÁTICA
 
A Teologia Dogmática é a área teológica que busca estudar, na teologia cristã, as Verdades Reveladas por Deus, ou seja, os Dogmas e as suas Verdades FUNDAMENTAIS que nele estariam vinculadas, que em primeiro plano, está assentida na . Aqui nós abordaremos três assuntos de forma superficial, Deus e seus mistérios revelados para nós, os Homens e os mistérios revelados por Deus e os Sacramentos. Desta forma optamos pelo ensinamento da Eclesiologia baseando tudo sobre o fundamento real, porém, imposto a Igreja Virtual que vivemos.

ECLESIOLOGIA
O ESTUDO DA IGREJA HABBLETIANA

 Como pontuamos na introdução, iremos tratar do estuda da igreja na vida virtual, porém, para melhor compreendermos qualquer tipo de ensinamento, vamos explicar em primeiro ponto as Quatro Marcas da Igreja a qual é presente diante da Igreja Real e que trazemos para o Virtual, pois é a manifestação de nossa fé. 
 No ano de 325, ocorreu a primeira discursão sobre a Santa Igreja, este foi debatido no Primeiro Concílio de Niceia, onde os 318 Padres Conciliares professaram a fé no Credo Niceno, que foi a base para o Credo Niceno-Constantipolitano, que é o usado até os dias de hoje. Neste Concílio eles trouxeram a palavra Católica, que significa Universal na etimologia da palavra: "Katholikós", demostrando a primeira parte da nossa Igreja, uma Igreja Universal e que habita os quatro cantos do Mundo. Após a profissão de Fé, foi-se discutido mais para frente, no ano de 381, onde Dogmatizaram as respostas que encontraram durante este Concílio e professadas em todas as Santas Celebrações com as Palavras: "Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica."  Com a introdução e a demonstração de tais, irei explicar o significado de cada uma e sua explicação para que seja assimilado com o nosso apostolado virtual. 

UNA

 "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos". (Ef 4:5-6).  
 A unidade é representada pela crença em um Só Deus, e em seu Corpo, conseguimos nos unir confiando Nele e somente Nele. Nos últimos momentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, narrado no Evangelho de João, podemos ver que a oração da Unidade, onde Jesus reza por todos os Cristão e pela sua Unidade, entregando a sua Unidade para aqueles que viriam após.

SANTA

 A palavra Santa, faz referência a busca eterna da perfeição espiritual dos membros da Igreja, buscando sempre as coisas Divinas e suas inspirações. A principal base desta afirmação é a Carta de São Paulo aos Romanos, em seu primeiro Capítulo e seu Sétimo versículo, onde está escrito que somos Chamados a sermos Santos, tendo assim missão de sempre buscarmos a santidade.

CATÓLICA

 Como dito e exemplificado acima, a palavra Católico significa Universal, desta forma é a representação da Igreja Universal que não faz distinção de Povo, Raça, Cor, Poder Financeiro ou qualquer coisa que se tenha para diferenciar. Remete-se ao Povo de Deus na antiga Aliança e é reforçada quando Jesus envia os Discípulos para sua missão no Evangelho de Mateus, trazendo essa missão Universal para todos nós que os sucedemos pelo batismo. 

APOSTÓLICA

 Por fim, Apostólica, a nossa crença é o Novo Sacerdócio, realizado na Nova Aliança e trazendo a renovação do Sacerdócio levítico, o qual temos a Missão de Proteger o rebanho de Cristo dos "Lobos", como é dito e tratado em Atos dos Apóstolos. Além de tomarmos pela sucessão destes a confiança que Jesus nos entregou, dando a chave para Ligar e Desligar as coisas do reino dos céus, obviamente, na Figura de São Pedro, porém, isso é a base teológica da Excomunhão, do perdão dos Pecados dentre outros pontos Canônicos e Dogmáticos, além da base para os outros pontos que seria da Teologia Sacramental.