Aula I - O Diaconato



Iniciaremos a nossa primeira aula indicando os preceitos teológicos da formação para o diaconato.  Antes de saberem a hierarquia, devem conhecer a sua função e o que seria a Igreja em um conceito simples. Nisto, podemos afirmar que, para conseguir passar por esta formação devemos aprender um pouco sobre certos pontos, mas ressalto, a vida é uma constante sala de aula, ou seja, devemos estar sempre à procura de informações. Por esta aula primordial, tornar-se-ão seminaristas, em preparação para ingressar no Clero da Santa Igreja Católica.

A etimologia da palavra Igreja provém do grego: “Ekklesía”, que suprimiria o sentido de “chamar para fora”, na qual tomou o significado de “Reunião”; “Assembleia “; “Congregação”.

No latim, “Seminarium”, derivado de “semen”, “seminis”, etimologiza-se do significado de: “o local de sementes”. Neste primeiro momento da vida eclesial, o dever de vocês é aprender. A formação inicial, que é esta que vivem, irão lhe preparar para ingressarem no Sacro Colégio Diaconal (SCD), o qual irei explicar de forma mais teológica o significado da palavra e do dever. 

A palavra "diácono" vem do grego: “Diákonos” e significa “servo”, “auxiliar”, “ajudante”. Ele é, nas Sagradas Escrituras (1 Timóteo 3, 8-13), o membro ordenado pela sucessão apostólica para o serviço da Igreja. Os diáconos são responsáveis pelo anúncio do Evangelho e pelo serviço da caridade; eram eles quem distribuíam esmolas e pregavam a Boa Nova nos primeiros séculos do cristianismo. Por conta dessa tradição, os diáconos são responsáveis, ordinariamente, até hoje nas missas, pela recitação do Evangelho e pela preparação do Altar Eucarístico.

Os diáconos recebem o Primeiro grau (de Três) da Ordem Sacerdotal. São os principais colaboradores no serviço eclesial. Acompanham e servem diretamente ao Bispo ordinário local, pois são ordenados para servirem seus Bispos e, através deles, a Igreja, os Presbíteros e o povo

Os Diáconos que professam os votos temporários, são proibidos de contrair matrimônio após a ordenação, porém um homem casado pode assumir o ofício diaconal, tornando-se diácono permanente, função tal que mantém a esposa e a família ao mesmo tempo em que assume funções maiores e ministeriais dentro da Igreja. Também são obrigados desde já a manter respeito e obediência ao Bispo ordinário local. São eles também os responsáveis pelas realizações dos sacramentos do Batismo e do Matrimônio.