Aula II - Clero e Hierarquia





HIERARQUIA
(em ordem descrescente)


TERCEIRO GRAU DA ORDEM:

Papa: É o Vigário de Cristo, o maior representante de Cristo na terra. Como chefe da Igreja Católica é reservado ao Papa o pronome de tratamento de Vossa Santidade; Santo Padre. O Papa usa a batina completamente branca, o solidéu branco, faixa branca, meias brancas e cruz peitoral. É também o único clérigo que pode usar os sapatos vermelhos (múleos).





Cardeais: São os Príncipes da Igreja, a quem são reservados o dever de eleger o próximo pontífice. São Bispos que detém o título de Cardeal. Devem ser tratados por Vossa Eminência. Usam a batina preta com os botões vermelhos, solidéu vermelho, faixa vermelha, meias vermelhas e cruz peitoral.





Arcebispos e Bispos: São os sucessores dos apóstolos, ordenados ao Terceiro Grau da Ordem Sacerdotal, pastores das Arquidioceses e Dioceses do mundo. Podem ser metropolitanos, diocesanos, auxiliares ou coadjutores. São tratados pelo pronome Vossa Excelência. Ao se falar diretamente com um bispo deve-se usar o pronome Dom (do latim "Dominum") antes de seu nome. Usam a batina preta com botões vermelhos, solidéu violáceo, faixa violácea, meias violáceas e cruz peitoral.





SEGUNDO GRAU DA ORDEM:

Protonatários Apostólicos: São Padres que detém o título de Monsenhor, na função de Protonatários Apostólicos. Podem ser de numero ou supranumerário. Este Colegiado é de um número extramente limitado de clérigos, nomeados somente e diretamento pelo Santo Padre, sendo os numerários para uma função específica na Cúria Romana, onde detém autoridade superior ou equivalente aos Bispos, a depender do caráter de sua função. E há os supranumerários que não exercem necessariamente alguma função, pois trata-se de um título honorário, e podem estar fora de Roma, em outas Dioceses, Arquedioceses etc. Devem ser tratados por Reverendíssimo Monsenhor ou Vossa Mór Reverendíssima.
Obs.: Diáconos permanentes podem assumir o título honorário de Protonatário Apostólico Supranumerário.

Protonatários Apostólicos Numerários: usam batina preta com botões vermelhos, solidéu preto, faixa violácea e meias vermelhas.



Protonatários Apostólicos Supranumerários: usam batina dourada com botões vermelhos, solidéu preto, faixa violácea e meias vermelhas. Este pode optar por utilizar a batina preta, desde que utilize o broxe dourado (medalha) anexo a batina.




Monsenhores: São Padres que detém o título de Monsenhor. Devem ser tratados por Vossa Reverendíssima. Usam a batina preta com botões violáceos, solidéu preto (opcional), faixa violácea e meias violáceas.





Cônegos: São Padres que detém o título de Cônego. São tratados pelo pronome Vossa Reverendíssima. Usam a batina preta com botões vermelhos, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias vermelhas.





Padres: São os membros ordenados com o Segundo Grau da Ordem Sacerdotal, responsável pelo sacramento da Eucaristia e da Penitência. São tratados com o pronome Vossa Reverendíssima. Usam a batina inteiramente preta, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas.





PRIMEIRO GRAU DA ORDEM:

Diáconos: São os membros ordenados com o Primeiro Grau da Ordem Sacerdotal, ordenados para o serviço, sendo responsáveis pela celebração dos sacramentos do Batismo e do Matrimônio. São tratados com o pronome Vossa Reverendíssima. Usam a batina inteiramente preta, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas.





Seminaristas: São os candidatos às ordens sacras, não possuem grau da Ordem mas devem usar a batina durante o processo formativo. Não possuem pronome de tratamento. Usam a batina inteiramente preta, faixa preta e meias pretas. É proibido o uso de solidéu.





INSÍGNIAS EPISCOPAIS

BISPOS, CARDEAIS e o PAPA usam um anel que simboliza a aliança e o compromisso com o povo de Deus; com seu rebanho. 
Modelos:

Bispo: Anel Episcopal





Cardeal: Anel Cardinalício





Papa: Anel do Pescador; Anel Papal; Anel Petrino.




BENÇÃO

Ao ver um Clérigo, você se ajoelha (:sit) diante dele e pede a bênção. Depois de concedida a bênção, beija-se o anel.

A um Bispo:
"Vossa bênção, Excelência”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo Anel Episcopal*





A um Cardeal:
"Vossa bênção, Eminência”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo Anel Cardinalício*





Ao Papa:
"Vossa bênção, Santidade”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo Anel do Pescador*





Diáconos e Padres não usam o anel como ínsignia, mas sim, como compromisso. No lugar do anel, beija-se suas mãos.

“Vossa bênção, Reverendo”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo suas Mãos*





DEMAIS INSÍGNIAS LITÚRGICAS

BÁCULO: O Báculo é um cajado na qual apenas os clérigos do Terceiro Grau da Ordem podem utilizar, indicando sua jurisdição sobre o povo e sua Diocese, Arquediocese, Prelazia, Patriarcado, Metrópole ou Abadia a este conferido.




O Bispo apenas pode utilizá-lo em sua Diocese, Arquediocese ou na Igreja cuja qual é conferido seu Titulo na Bula de Ordenação Episcopal ou de Criação Cardinalícia, se este for Cardeal.
No Habblet, o utilizamos pelos seguintes comandos:

:handitem 1006





:handitem 1002





:enable 540





MITRA: É um chapéu pontiagudo em formato triangular contendo duas fitas, chamadas de ínfulas; seu modelo pode variar de cor, tamanho e adornos, sendo as cores mais tradicionais, o branco e o dourado.
A Mitra simboliza o poderío do clerigo munido do Terceiro Grau da Ordem, os Bispos; e a suscessão Apostólica neles continuada; demonstra que são autênticos ministros da Palavra, da Crisma e que têm parte na Economia dos Sacramentos.





CRUZ PEITORAL: Outra insígnia episcopal presente nos clerigos do Terceiro Grau da Ordem. Esta é de serventia do clerigo e do povo para fazer memória a todo tempo e instante de Jesus Cristo, que deu sua vida no Calvário por todos nós, e desta forma, também os Epíscopos devem se oferecer pela Igreja; no mesmo amor e sacrifício; com suas vidas.





SOLIDÉU: O solidéu é uma espécie de touca que relembra a KIPÁH judaica. Somboliza, que embora tal Clerigo é munido de tanto poder, este ainda é um pecador necessitado da graça de Deus, como qualquer outro fiel; simbolizando a humildade e pequenez deste perante a Graça de Deus.





PÁLIO: O Pálio é uma insígnia reservada apenas a Primazes, Arcebispos Metropolitanos e ao Santo Padre. Originou-se no século VI somente ao uso do Santo Padre, mais tarde estendo a outros clérigos do Terceiro Grau da Ordem. É uma faixa umeral feita de lã branca adornada de seis cruzes em estilo de malta, em sua maioria. Com três cravos neste, representando os Cravos que prenderam o Cristo à Cruz. Simboliza a jurisdição daquele clérigo sobre uma província eclesiástica em união com a Santa Sé Apostólica.




Na virtualidade utiliiza-se desta forma:




INSÍGNIAS PAPAIS

FÉRULA: A Férula é um cajado vertical, com uma cruz ou crucifixo em sua ponta na qual apenas o Santo Padre pode utilizar, indicando sua jurisdição sobre todo o povo de Deus e toda a Igreja Universal a este conferido. Simbolo máximo de pontificado.




No Habblet utilizamos pelos seguintes comandos:

:handitem 1000





:handitem 1001




TIARA PAPAL: A Coroa Triregnum ou a Tríplice Tiara, é uma tiara de metal com três coroas adornando-a, podendo conter pedras preciosas e demais brilhantes. Sua origem remonta ao século VIII, simboliza a autoridade Papal nas três Igrejas: Militante, Padecente e Triunfante. Pode ser utilizada pelo Sumo Pontífice em sua Coroação, quando é utilizada pela primeira vez pelo mesmo, e em outros eventos de grande importância, como por exemplo, benção Ubi et Orbi, Jubileus e na abertura e fechamento da Porta Santa.
















No Habblet, o Santo Padre pode utilizar desta forma: