Aula IV - A Santa Missa


A Santa Missa é uma grande e preciosa joia na Santa Igreja; é o centro de sua existência.
A Santa Missa surge com o próprio Senhor Jesus Cristo a instituindo em sua Última e Santa Ceia junto aos Doze (Lucas 22 | João 13 | Mateus 26 | Marcos 14). "Fazei isto em memória de mim" foi Sua ordem instituitiva para os Santos Apóstolos, e desde então a guardamos e a praticamos todos os dias em toda a parte do mundo (Mateus 28).
Jesus fazia regularmente a Ceia com seus Apóstolos durante seus últimos 3 anos de vida, segundo o rito judaico prescrito por Moisés, com sua liturgia judaica; guardando os preceitos de acordo com a comemoração do SHABAT e dos demais dias santos de guarda. Por isto, a Santa Missa é composta de um conjunto de ações litúrgicas, tornando-a complexa e digna.

Somente a partir do Segundo Grau Sacerdotal (Presbíteros), podem celebrar a Santa Missa.

As Partes da Santa Missa

• Ritos Iniciais
• Liturgia da Palavra
• Profissão de Fé (em solenidades)
• Preces dos Fieis
• Liturgia Eucarística
• Prefácios
• Orações Eucarísticas
• Rito da Comunhão
• Ritos Finais

(Leia as partes da santa missa mais detalhadamente abaixo)

Subida ao altar - O Sacerdote em procissão dirige-se ao presbitério a qual saúda-o com uma Vênia profunda; inclinando a coluna, simbolizando sua submissão á Igreja Esposa de Cristo, que é o próprio Cristo (Efésios 5).

Ósculo ao altar - O sacerdote junto a seus concelebrantes beijam ao altar em sinal de amor e obediência a Cristo que será imolado naquele altar.

Incensação ao Santo Altar - O ato de incensar o santo altar quer lembrar á purificação que trás o agradável odor do incenso. A incensação só é feita em missas solenes ou dominicais.

Ato de penitência - O Ato penitencial é o momento em que de coração sincero reconhecemos ser fracos e pecadores. E com tal ato reconciliamos nosso coração junto ao Pai, para lhes render graças, limpos dos pecados veniais.

Hino de louvor - O canto do gloria é uma oração que deve ser entoada nas solenidades e missas dominicais após o perdão (Ato penitencial). É uma Doxologia que exprime um dos perfeitos louvores à Santíssima Trindade.

Oração da coleta - Oração do dia é a oração coletiva de todos, que eleva a Deus as preces e pedidos da comunidade presente.

Leituras - As leituras seguem um livro próprio (Lecionário) - I Leitura, Salmo, e II Leitura, nas missas dominicais e solenes.

Aclamação do Evangelho - Acolhida da Boa Nova do Senhor, aclamando com o Aleluia e alguma antífona ou outro cântico apropriado.

Incensação do Santo Evangelho - Ao incensar o Sagrado Livro a qual será proclamada a boa nova, quer novamente purificar-nos para acolher a Palavra. A incensação do Evangeliário só é feita em missas solenes ou dominicais.

Evangelho - O Evangelho, é o máximo momento da Liturgia da Palavra, assim todos atentos ouvem a boa nova.

Homilia - A homilia é o momento em que o presidente da missa leva a comunidade presente a refletir as leituras lidas por meio de explicações de melhor entendimento. Para tal, recorre-se ao estudo da homilética, na qual faz do Cristo o centro do sermão. A homilia é recomendada todas missas dominicais e solenes. 

Profissão de fé - Credo: é a oração na qual professamos a fé; é uma confirmação do povo de Deus da fé que conserva. Feita somente em missas solenes e dominicais.

Oração universal - Preces dos Fiéis: momento em que os fieis junto á Igreja Universal elevam à Deus suas intenções pessoais e coletivas.

Apresentação das oblatas - Ofertório é o momento pelo qual a assembleia oferta os dons a serem consagrados. A qual o sacerdote deve recebe-los e eleva-los aos céus, a qual serão consagrados. E, sobretudo, oferta a Deus o pão e o vinho que futuramente se tornará Corpo e Sangue de Cristo.

Incensação das oblatas e do altar - A incensação das santas oblatas quer purifica-las a fim de que tais oferendas sejam dignamente apresentadas a Deus. A incensação só é feita em missas solenes ou dominicais.

Incensação do celebrante e concelebrantes - Aqueles que celebram são incensados a fim de que sejam purificados para, mais puros, realizarem o sagrado ato. A incensação dos celebrantes e concelebrantes só é feita em missas solenes ou dominicais.

Incensação da assembleia - A assembleia como povo de Deus, e membros do Corpo de Cristo, também é incensada para dignamente poderem participar do Sagrado Mistério, elevando suas orações e súplicas até Deus por meio da fumaça do incenso que sobe até as narinas de Deus, e sendo purificados para que possam aproximar da Comunhão. A incensação da assembleia só é feita em missas solenes ou dominicais.

Oração sobre as oferendas - A oração sobre os dons, o momento pelo qual junto a assembleia, o sacerdote eleva os dons e preces apresentadas à Deus.

Prefácio - O prefácio: oração segundo a liturgia da celebração que prepara-nos a adentrar na Oração Eucarística.

Santo - O Santo é a doxologia Seráfica que  proclama a majestade e soberania de Deus, invocando o Espírito Santo sobre o pão e o vinho.

Oração Eucarística -  Momento em que é transubstanciado o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Jesus Cristo, dispondo-se de 14 no Missal Romano à disposição para o celebrante escolher de acordo com a celebração do dia.

Doxologia - A doxologia  é o momento pela qual se apresenta o Sagrado Corpo e Sangue de Jesus aos olhos de todos.

Rito da Santa Comunhão - Rito da comunhão momento a partir da oração do Pai Nosso, conserva-se um momento mais intenso para a preparação para a comunhão.
(Momentos que se fixam dentro do rito da comunhão)
• Pai Nosso
• Oração da Paz
• Saudação da Paz
• Cordeiro de Deus

Comunhão - Momento de receber o precioso Dom, o Corpo e o Sangue de Cristo, na qual deve ser entregue na boca a quem esteja dignamente preparado para receber.

Oração depois da comunhão - Oração coletiva a fim de elevar a Deus as graças por ter permitido tal graça da comunhão.

Avisos e lembretes - Os avisos da comunidade, momento pelo qual se é dado algum aviso previsto pela comunidade local.

Benção final - A benção final é a benção que, após todo o Ritual Sagrado, o sacerdote concede a benção a todos presentes.

Despedida e envio - Despedida dos cristãos que bem participaram da missa. Na qual saem em envio missionário de, firmes em Cristo e na fé, propagarem a Palavra recebida com suas vidas.


Da aprovação

Assim como no fim da formação do diácono, o Reitor e o Prefeito da Congregação para a Educação Católica analisará o candidato. Caso aprovado, estará apto para ser um Sacerdote do Segundo Grau da Ordem; Presbítero.