Aula III - Cores Litúrgicas



Cada celebração do Tempo Litúrgico, cada celebração Votiva e cada celebração Sacramental é acompanhada de paramentos ricamente adornados cujas cores variam de acordo com a ocasião. Todos os paramentos variam por cor litúrgica, sendo elas sete: Branco/Dourado, Róseo, Roxo, Verde, Vermelho e Preto. Usaremos como modelo para essa parte da apresentação, modelos de Capa Pluvial nas diferentes cores.

CORES LITÚRGICAS


A cor Branca ou Dourada é usada no Tempo Pascal e no Tempo do Natal, nas Festas, Memórias e Solenidades dos santos, nas solenidades do Senhor, nas solenidades da Virgem Maria, na celebração de bênçãos solenes, na celebração do Batismo e do Matrimônio. Simboliza a Glória, a Pureza, a Santidade e a Vida Eterna.
"A vós, Senhor, a grandeza, o poder, a honra, a majestade e a glória, porque tudo que está no céu e na terra vos pertence. A vós, Senhor, a realeza, porque sois soberanamente elevado acima de todas as coisas". (1 Crônicas 29, 11)




A cor Róseo ou Rosácea é usada em duas ocasiões no ano litúrgico: no Domingo Gaudete (3º Domingo do Advento) e no Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), ambos significam "Domingo da Alegria". A cor é uma mistura do roxo e do branco, simbolizando a alegria que está por chegar das grandes festas do Natal e da Páscoa, mas sem sair do clima penitencial que seus tempos proporcionam.
"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo." (Filipenses 4, 4-5)




A cor Roxa é usada no Tempo do Advento e no Tempo da Quaresma, nas celebrações fúnebres, na celebração dos sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos. Simboliza a Penitência, Contrição, Jejum e Sacrifício.
"Do fundo do abismo, clamo a vós, Senhor". (Salmos 129, 1)




A cor Verde é usada no Tempo Comum. Simboliza a esperança na segunda vinda de Cristo.
"O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!" (1 Tessalonicenses 5, 23)




A cor Vermelha é usada nas festas dos santos mártires, nas festas do Espírito Santo, nas liturgias papais a apostólicas, no Domingo de Ramos e na Sexta-Feira da Paixão do Senhor. Simboliza o Espírito Santo e o sangue derramado pelos mártires.
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco". (João 14, 16)
"O Sangue dos Mártires é a semente da Igreja". (Tertuliano, de Cartago - 200d.C)



A cor Preta é usada em rituais Fúnebres e missas de Réquiem e na Memória dos Fieis Defuntos. Simboliza a passagem da morte.
"Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro." (1 Tessalonicenses 4, 16)